Curso de Empoderamento e Participação Política para Mulheres

E aííííííiiiiiiiiii meu povo! tudo bem com vocês?

Hoje eu vim aqui para contar como foi participar do Curso de Empoderamento e Participação Política para Mulheres oferecido pela OAB Cabo Frio. Foi uma experiência maravilhosa onde tive contato com mulheres de todas as idades, posicionamentos políticos, raça e opiniões diversas. Confesso que minha expectativa não era tão grande. Na verdade, imaginei que fosse um ambiente um tanto tenso, pois estamos próximas de uma eleição municipal e os municípios do interior do Estado do Rio estão enfrentando diversos problemas políticos, que acabam sendo reflexo do que vem acontecendo no país. Graças a Deus, fui surpreendida com um clima equilibrado e de muita escuta ativa e respeito pelo posicionamento da outra.

Formatura: Drª. Ana Carolina Barreto, eu e Drª Margareth Ferreira.

O curso foi organizado pela 20ª Subseção da OAB/RJ em Cabo Frio, que tem como presidente o Dr. Eisenhower Dias Mariano. As idealizadoras são a Drª. Ana Carolina Carvalho Barreto, presidente da OAB Mulher e Drª Margareth Ferreira da Silva, presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial. Teve como palestrantes Clarissa Lima, Tânia Lopes, Susiane Borges, Mariléia Bezerra, Neuza Lúcia Azeredo, Andrea Tinoco, Keetherine Giovanessa, Luana Costa, Drª Ana Carolina Barreto, Drª. Margareth Ferreira e a ex-deputada estadual Jurema Batista.IMG_20160701_195930

Falamos sobre vários temas: A Mulher na Política, A Mulher na Conjuntura Eleitoral, Pauta Feminista, Função da Vereadora, Políticas Públicas para Mulher, Networking e Sororidade, Projeto de Campanha, Uso das Mídias Sociais, Dúvidas Jurídicas, Noções de Oratória e Discurso, além de troca de experiências eleitorais.

O curso teve o objetivo de orientar as pré candidatas a vereadoras e estimular as outras a participarem ativamente na política em suas comunidades. Fiquei muito feliz em conhecer tantas mulheres com vontade de fazer a diferença no local em que estão inseridas e que têm coragem para enfrentar os obstáculos para ajudarem o próximo.

A cerimônia de encerramento foi muito emocionante e divertida, preservando o clima amistoso que cultivamos durante este um mês de curso. Logo após a solenidade, meu marido me perguntou o que aprendi com esta experiência. Eu disse que Deus me mostrou o quanto sair da minha zona de conforto e quebrar paradigmas pode ser agradávelIMG_20160701_195345. Ainda, que precisamos estar ativas, interessadas e participando na vida política de nossas cidades. Se queremos que o futuro seja melhor para nossos filhos e netos, NÓS, isso mesmo, EU e VOCÊ, precisamos trabalhar para isso. Seja se voluntariando, seja fazendo o seu trabalho de forma ética, seja denunciando o que está errado, ou até protegendo aqueles que são menos favorecidos. Foi isso o que Cristo fez quando andou entre os homens e temos que imitá-lo.

Lembro do texto de Isaías 61:1-3 “O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.IMG-20160610-WA0022

Em todo o texto, não existe essa história de ficar parado. O envio leva à várias ações. Independente do número de pessoas que você possa alcançar e trazer a elas a justiça, paz e alegria, faça. Deus quer mais de nós. Que possamos responder à altura ao seu chamado: Eis-me aqui Senhor.

A todas que participaram do curso, meu muito obrigada pela oportunidade de conhecê-las. Cada história acrescentou muito à minha vida. Espero reencontrá-las logo poderosas! Nosso curso tem tudo haver com meu blog…rsrs…Tô Podendo! hahaha… Um beijo a todos, fiquem com Deus e até a próxima!

 

2 Comments on “Curso de Empoderamento e Participação Política para Mulheres

  1. Foi um prazer ter lhe conhecido é muito gratificante fazer um curso com mulheres maravilhosas e poderosa.
    Só tenho gratidão🌹🌹

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *